Graduada em Psicologia pela PUC/PR. (1992); Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos pela UFPR.(1993); Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC.(2002). Instrutora de treinamento no Senac – Curitiba. Desempenhei atividades acadêmicas, nas áreas de graduação, pós-graduação e ensino a distância. Capacitação para cuidadores e CMEI. Atualmente atuo com Orientação Vocacional e com Psicologia Clínica Infantil e Adulto.
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
MUTISMO SELETIVO
Mutismo seletivo é a incapacidade da criança de falar em determinadas situações sociais.
É caracterizada pela ausência adequada da linguagem falada em algumas situações, Muitas vezes a criança fala em casa com os familiares mais próximos, mas não interagem com o restante do meio em que esta socialmente inserida.
O Mutismo seletivo aparece em crianças pequenas. Normalmente, os primeiros sintomas aparecem entre 1 e 3 anos de idade, mas os diagnósticos mais precisos so ocorrem aproximadamente aos 5 anos de idade na fase escolar.
Muitas vezes os pais da criança e as pessoas ao seu redor, não percebem nenhum problema significativo em comportamentos relacionados à linguagem, já que a criança fala normalmente em casa. Se a criança permanecer em silêncio ou tem uma atitude reservada na presença de adultos fora da família, esse comportamento raramente é considerado anormal ou alarmante. A criança é considerada "tímida".
Raramente ds professores e familiares tem informação sobre Mutismo Seletivo. Muitas vezes, diante de uma recusa da criança de falar, as pessoas reagem punindo, negligenciando ou ameaçando a criança. Em alguns casos chegam de considerar uma criança opositora.
Crianças que portam este quadro clinico, são extremamente ansiosas, melancólicas e em casos mais acentuados podem apresentar depressão infantil.
A maioria das crianças se comunicam verbalmente de forma limitada, com um “sim”ou “não” e de de forma não verbal, por exemplo, apontando, sorrindo, balançando a cabeça, agitando as mãos, pernas, ou o corpo ansiosamente. O comportamento não-verbal substitui o verbal.
De acordo com o DSM-IV, os critérios de diagnóstico para identificar um filho seletivamente mudo são os seguintes:
A criança não fala em certos lugares, como a escola ou outras situações sociais.
Mas, a criança fala normalmente em situações em que ele está confortável, como em sua própria casa. (Embora algumas crianças possam ficar em silêncio em casa)
A incapacidade da criança de falar interfere na capacidade de "funcionar" no contexto escolar e / ou em situações sociais.
O mutismo durou pelo menos um mês.
Não há distúrbios de comunicação (como a gagueira) e outros transtornos mentais (como autismo, esquizofrenia, retardo mental).
O tratamento deve ter acompanhamento psicológico, fonoaudiólogo, juntamente com a inclusão escolar e familiar.
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