terça-feira, 19 de dezembro de 2017

MUTISMO SELETIVO

Mutismo seletivo é a incapacidade da criança de falar em determinadas situações sociais. É caracterizada pela ausência adequada da linguagem falada em algumas situações, Muitas vezes a criança fala em casa com os familiares mais próximos, mas não interagem com o restante do meio em que esta socialmente inserida. O Mutismo seletivo aparece em crianças pequenas. Normalmente, os primeiros sintomas aparecem entre 1 e 3 anos de idade, mas os diagnósticos mais precisos so ocorrem aproximadamente aos 5 anos de idade na fase escolar. Muitas vezes os pais da criança e as pessoas ao seu redor, não percebem nenhum problema significativo em comportamentos relacionados à linguagem, já que a criança fala normalmente em casa. Se a criança permanecer em silêncio ou tem uma atitude reservada na presença de adultos fora da família, esse comportamento raramente é considerado anormal ou alarmante. A criança é considerada "tímida". Raramente ds professores e familiares tem informação sobre Mutismo Seletivo. Muitas vezes, diante de uma recusa da criança de falar, as pessoas reagem punindo, negligenciando ou ameaçando a criança. Em alguns casos chegam de considerar uma criança opositora. Crianças que portam este quadro clinico, são extremamente ansiosas, melancólicas e em casos mais acentuados podem apresentar depressão infantil. A maioria das crianças se comunicam verbalmente de forma limitada, com um “sim”ou “não” e de de forma não verbal, por exemplo, apontando, sorrindo, balançando a cabeça, agitando as mãos, pernas, ou o corpo ansiosamente. O comportamento não-verbal substitui o verbal. De acordo com o DSM-IV, os critérios de diagnóstico para identificar um filho seletivamente mudo são os seguintes: A criança não fala em certos lugares, como a escola ou outras situações sociais. Mas, a criança fala normalmente em situações em que ele está confortável, como em sua própria casa. (Embora algumas crianças possam ficar em silêncio em casa) A incapacidade da criança de falar interfere na capacidade de "funcionar" no contexto escolar e / ou em situações sociais. O mutismo durou pelo menos um mês. Não há distúrbios de comunicação (como a gagueira) e outros transtornos mentais (como autismo, esquizofrenia, retardo mental). O tratamento deve ter acompanhamento psicológico, fonoaudiólogo, juntamente com a inclusão escolar e familiar.

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