Graduada em Psicologia pela PUC/PR. (1992); Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos pela UFPR.(1993); Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC.(2002). Instrutora de treinamento no Senac – Curitiba. Desempenhei atividades acadêmicas, nas áreas de graduação, pós-graduação e ensino a distância. Capacitação para cuidadores e CMEI. Atualmente atuo com Orientação Vocacional e com Psicologia Clínica Infantil e Adulto.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
CONCEPÇÕES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A Psicologia do desenvolvimento focaliza a ontogênese dos processos evolutivos, destacando as trajetórias no ciclo de vida do indivíduo, considerando-o como ser biológico inserido em determinado tempo e espaço, o que implica enfatizar as mudanças biológicas, temporais, culturais e sociais. O seu ponto de análise varia desde os eventos genéticos até os processos culturais, desde os fisiológicos até as interações sociais, com os padrões de adaptação sendo entendidos mediante interações dos níveis internos e externos ao indivíduo (Dessen & Guedea, 2005).
A ciência do desenvolvimento refere-se ao conjunto de estudos interdisciplinares que se dedicam a entender os fenômenos relacionados com o desenvolvimento humano, englobando as áreas social, psicológica e biocomportamentais.
A Psicologia do desenvolvimento estuda as mudanças no funcionamento físico e psicológico que ocorrem desde a concepção ate o final da vida das pessoas. Os estudiosos investigam os períodos em que surgem as diferentes capacidades e funções e observando como elas se transformam. A premissa básica e a de que o funcionamento mental, os relacionamentos sociais e outros aspectos vitais da natureza humana se desenvolvem e se transformam no decorrer da vida do sujeito. Observe na tabela abaixo.
Tabela 1. Períodos do Desenvolvimento ao Longo da Vida
Período Faixa Etária
Pré Natal Da concepção ao nascimento
Bebe Nascimento ate cerca de 18 meses
Primeira infância Cerca de 18 meses ate 6 anos
Meninice Cerca de 6 anos ate 13 anos
Adolescência Cerca de 13 anos ate 20 anos
Inicio da idade adulta Cerca de 20 anos ate 30 anos
Meia idade Cerca de 30 anos ate 65 anos
Idade adulta Cerca de 65 anos ou mais
Fonte: Extraída do livro “A Psicologia e a Vida”.
Atividade Reflexiva
Realize uma liste do que você acredita ter mudado na sua vida nestes últimos cinco anos? Amigos? Trabalho? Casamento ou namoro? Bom tudo o que você listar de sua vida, lhe direi que faz parte do processo de mudanças que ocorrem na vida das pessoas.
Existem dois níveis de desenvolvimento. Uma e a idade cronológica, que avalia o número de meses ou anos que se passou desde o nascimento, e a outra é a idade evolutiva, que avalia o nível de desenvolvimento físico e mental demonstrado pela aquela criança, naquela especifica idade cronológica. Uma criança de 3 anos de idade pode apresentar as habilidades verbais típicas de uma criança de 5 anos de idade (Gerry & Zimbard, 2005, p. 366).
Devemos ter cuidado ao avaliar o nível de desenvolvimento que a criança se encontra, pois muitas vezes a criança não apresenta a maturidade de acordo com a sua idade cronológica.
Para compreendermos a complexidade do desenvolvimento humano, faz-se necessário adotar uma visão sistêmica, que proporcionara integrar os múltiplos subsistemas do individuo. Isto requer a contribuição de diferentes disciplinas, tais como: a biologia, a psicologia do desenvolvimento, a fisiologia, a neurologia, a psicologia social, a sociologia e a antropologia.
Outro conceito importante de desenvolvimento a ser analisado é o de noção de epigênese. Em outras palavras, a mudança não é completamente previsível, pois depende das forças de coação recíprocas entre as partes constituintes dos sistemas complexos: genético, neural, comportamental e ambiental, este último subdividido em ambientes físico, social e cultural. Por exemplo, os resultados orgânicos ou neurais do desenvolvimento podem ser conseqüências da coação de, pelo menos, dois componentes: pessoa-pessoa, organismo-ambiente, núcleo-citoplasma, dentre outros. A noção epigenética propõe que o desenvolvimento se caracteriza por um aumento na complexidade da organização em todos os níveis hierárquicos - dos genes, citoplasma, células, órgãos, sistema orgânico, comportamento, até os ambientes social e cultural, e que este aumento em complexidade implica a emergência de novas propriedades funcionais, estruturais e de competências. A interdependência entre os diferentes níveis que se influenciam mutuamente.
A natureza e o meio ambiente é uma discussão antiga. Como hereditariedade versus meio ambiente ou nativismo versus empirismo. Na verdade a pergunta é basicamente sobre o questionamento do desenvolvimento de uma criança. Se este é governado por um padrão inato, ou se ele e moldado pelas experiências posteriores ao nascimento.
No decorrer da história, o lado nativista/natureza da controvérsia foi representado principalmente por Platão e na (era mais moderna) por René Descartes, sendo que ambos acreditavam que, pelo menos, certas idéia eram inatas (Bee, 2003, pág. 31).
No outro lado da discussão filosófica, encontramos um grupo britânico de empiristas, que afirmam que, no nascimento, a mente é uma tábua rasa, onde todo o conhecimento é criado pela experiência. Em 1690, o para o filosofo britânico John Locke, expressando sua visão que a mente da criança no nascimento é como um papel em branco, onde a experiência é gradualmente escrita.
Na ultima década houve uma notável ênfase nas raízes biológicas do comportamento e do desenvolvimento. Isto é decorrente da nova tecnologia que permite aos fisiologistas e psicólogos estudar o funcionamento do cérebro com muito mais detalhes e das novas técnicas estatísticas que possibilitam estudar as influencias genéticas e uma maneira mais precisa.
Portanto, ao estudarmos as teorias do desenvolvimento infantil, devemos considerar desde o desenvolvimento biológico até as estruturas sociais, tendo como interface os padrões comportamentais. Isto requer a adoção de um conceito de aprendizagem que reflita os avanços ocorridos nas últimas décadas. Para estudar a teoria da aprendizagem, faz-se necessário reconhecer sua complexidade.
Atividade Reflexiva
Veja se você consegue identificar uma característica de comportamento pessoal que tenha sido fortalecido pelo modo que fora educado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O termo emoções negativas se refere às emoções que produzem uma experiência emocional desagradável, como a ansiedade, a raiva e a tristeza,...
-
Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em psiquiatria. Em 1915 elaborou o d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário