Graduada em Psicologia pela PUC/PR. (1992); Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos pela UFPR.(1993); Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC.(2002). Instrutora de treinamento no Senac – Curitiba. Desempenhei atividades acadêmicas, nas áreas de graduação, pós-graduação e ensino a distância. Capacitação para cuidadores e CMEI. Atualmente atuo com Orientação Vocacional e com Psicologia Clínica Infantil e Adulto.
domingo, 11 de novembro de 2018
DOENÇA MENTAL X DEFICIÊNCIA MENTAL
O individuo com déficit mental, apresenta um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média (um QI de proximadamente 70 ou menos), que inicia antes dos 18 anos de idade, com déficits ou prejuízos concomitantes no funcionamento adaptativo. Os mesmos podem ser portador de um déficit mental Leve, Moderado, Grave e Profundo.
Já o individuo com doença mental, pode apresentar um transtorno emocional, comportamental ou de pensamento. Todos nos em um determinado momento da vida passamos por situações bastante conflituosas, deprimentes e ansiosas. Portanto, todos nos já passamos por um transtorno mental.
Para Refletir:
Você, alguma vez já se preocupou demais? Já teve demos de algo que sabia racionalmente não poder prejudicá-lo? Já usou álcool ou drogas para fugir de um problema?
Para conceituarmos se uma pessoa e normal ou anormal representa sempre um julgamento sobre o seu comportamento manifesto. Para indivíduos que possuem um quadro clinico depressivo ou esquizofrênico, pode-se fazer com facilidade o diagnostico como podemos observar pela figura abaixo.
Fonte: Extraído do Livro A Psicologia e a Vida (2005, p. 254)
Segundo Gerry & Zimbard (2005, p.523) para dizermos que uma pessoa é anormal ou sofre de um transtorno psicológico, devemos primeiramente nos basear na avaliação do funcionamento comportamental do individuo. Este deve ser submetido a uma avaliação por um profissional.
Dando continuidade a Gerry & Zimbard (2005, p.523) existem sete critérios que podem ser utilizados para rotular o comportamento “anormal” segundo o DSM-IV-TR. São eles:
1. Perturbações ou deficiências: Aqui o individuo perde a liberdade de ação, por estar experimentando perturbações.
2. Comportamento mal adaptativo: o individuo não consegue agir de modo adequado para atingir os objetivos. Não contribui para o seu bem estar pessoal.
3. Irracionalidade: O individuo fala ou age de formas irracionais ou incompreensíveis, desde responder a vozes que não existem.
4. Imprevisibilidade: Frente a uma determinada situação o individuo poderá agir de modo imprevisível, demonstrando a perda de controle.
5. Comportamento não convencional e raridade estatística: O individuo se comporta de maneira que violam os padrões sociais com relação ao que é aceitável ou não.
6. Desconforto do Observador: O individuo causa desconforto as demais pessoas ao observar o que ele esta fazendo.
7. Violação dos padrões morais e ideais: O individuo viola expectativas sobre como alguém deve ser comportar com relação a normas sociais.
Sugestões Filmes:
• Mente Brilhante
• Pescador de Ilusões
• Melhor Impossível
• Jornada da Alma
Classificando o Comportamento Desajustado
Existe um grande conflito sobre como identificar o comportamento desajustado. Clínicos e pesquisadores concordam que devem classificar tal comportamento. Os psiquiatras do DSM-IV-TR assumiram a responsabilidade de gerar um sistema oficial, o qual será apresentado abaixo.
CATEGORIA ASPECTOS DEFINIDORES
Distúrbio geralmente evidente na primeira infância ate a adolescência Problemas intelectuais, emocionais e físicos variados que começa antes da idade adulta, incluindo retardo mental, anorexia nervosa e autismo infantil.
Distúrbios Mentais Orgânicos Funcionamento cerebral permanente ou temporariamente afetado, em que os sintomas variam muito.
Distúrbios causados pelo uso de substancias Mudanças comportamentais associadas ao uso regular de substancias que afetam o sistema nervoso central, como álcool, cannabis, opióides e anfetaminas. Os sintomas incluem o funcionamento social prejudicado, a incapacidade de controlar o uso da substancia e o desenvolvimento de sérios sintomas de isolamento quando o uso da droga é diminuído.
Distúrbios Esquizofrênicos Caracterizados por aspectos psicóticos. Cuidados pessoais, vida social e desempenho no trabalho declinam para níveis muito baixos, a linguagem é peculiar, ilusões e alucinações são comuns, as emoções são anormais, e o contato com o mundo é precário.
Distúrbios afetivos O aspecto essencial é um distúrbio de humor, que não é causado por problemas físicos ou mentais.
Distúrbio da Ansiedade A ansiedade é o distúrbio dominante quando o individuo tenta controlar os sintomas.
Distúrbios de Manifestação Somática’ As características primarias são sintomas físicos quer sugerem um distúrbio físico, na ausência de causas orgânicas ou mecanismo fisiológicos conhecidos. Os sintomas estão frequentemente ligados a estresse.
Distúrbios Dissociativos Caracterizados por uma alteração temporária repentina na consciência, que afeta a memória, a identidade e ou/ comportamento motor. A amnésia desencadeada pelo estresse e a personalidade múltipla são exemplos.
Distúrbios Psicossexuais Distúrbios do funcionamento sexual, divididos em três categorias: Distúrbio de identidade de gênero, como o transexualismo. Parafilias ( escolher objetos ou atividades desviantes) e disfunções psicossociais (incapacidade de aproveitar ou terminar o ato sexual).
Distúrbios de Ajustamento Reação desajustada, desestruturada e anormalmente maior a estresse de natureza psicológica ou social.
Distúrbios de Personalidade Traços de personalidade persistentes, duradoura, como a paranóia ou a compulsão, que são rígidos e desajustados, prejudicando o funcionamento profissional ou social ou cirando sofrimento pessoal.
Fonte: Extraído Livro Introdução a Psicologia (2001, p. 544)
O objetivo da classificação dos transtornos psicológicos e proporcionar uma linguagem comum e universal para todos os profissionais da área, bem como, proporcionar a especificação de uma etiologia e um plano de tratamento.
Devemos conhecer as causas e conseqüências dos principais transtornos psicológicos, tais como ansiedade, depressão e esquizofrenia, afim de, podermos avaliar com olhos mais experientes e não como mero observador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O termo emoções negativas se refere às emoções que produzem uma experiência emocional desagradável, como a ansiedade, a raiva e a tristeza,...
-
Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em psiquiatria. Em 1915 elaborou o d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário