Graduada em Psicologia pela PUC/PR. (1992); Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos pela UFPR.(1993); Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC.(2002). Instrutora de treinamento no Senac – Curitiba. Desempenhei atividades acadêmicas, nas áreas de graduação, pós-graduação e ensino a distância. Capacitação para cuidadores e CMEI. Atualmente atuo com Orientação Vocacional e com Psicologia Clínica Infantil e Adulto.
sábado, 30 de outubro de 2021
DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ÓTICA DA ECOLOGIA
O mundo e um organismo vivo, sistêmico e em constantes mudanças. Sim vivo dinâmico e intenso. Devemos ver o mundo com uma visão de todo o universo, ou seja, devemos visualizá-lo com toda a sua complexidade.
Para Goldberg, Yunes & Freitas o meio ambiente ecológico é constituído por uma série de estruturas, encaixadas uma dentro das outras, representando os diferentes meio que o indivíduo transita, de forma direta ou indireta. Estes ambientes atuam como sistemas de influência na construção das suas identidades. Nesta abordagem, todos os ambientes estão inter-relacionados e o importante é a maneira como a pessoa interage dentro deles e com eles.
O individuo é um ser em constante crescimento e está se desenvolvendo a partir deste contato com o meio. Na verdade e uma relação de reciprocidade, um atuando sobre o outro constantemente e intensamente. Por isto falávamos que o homem e um Ser Bio-Psico-Social.
Dentro da abordagem ecológica do desenvolvimento humano, existem os sistemas que compõem e organizam o meio ambiente constituem-se pelo encaixe de estruturas concêntricas denominadas microssistemas, mesossistemas, exossistemas e macrossistemas, que compreendem, além dos comportamentos dos indivíduos.
O microssistema se refere aos ambientes em que o individuo convive mais diretamente, como a família, a escola ou o ambiente de trabalho. O mesossistema representa as inter-relações existentes entre dois ou mais ambientes (microssistemas) em que a pessoa participa de forma ativa. O Exossistema caracteriza-se por um ou mais ambiente que não envolvem a pessoa como um participante ativo, mais que exercem ou sofrem influência de eventos que acontecem no ambiente imediato em que à pessoa atua. O macrossistema se compõe de valores culturais, crenças, aspectos históricos, sociais, ideológicos que afetam os outros sistemas, caracterizando padrões generalizados e determinando propriedades especificas dos exo, meso e microssistemas (Goldberg, Yunes & Freitas).
A origem da palavra ecologia é grega, vem de oikos, que significa habitação, família e logia que significa dizer, ler, anunciar. Partindo deste principio podemos então ver com outros olhos a relação do ser humano com o meio onde ele vive. Habitamos muitos lugares, desde a nossa casa, cidade, pais, continente, planeta, universo (Goldberg, Yunes & Freitas). Percebe-se uma relação dinâmica entre o individuo e o meio ambiente, um interagindo com o outro. O homem constrói seu universo, habita os espaços e projeta ações, configurando um cenário social e cultural especifico de cada região (Goldberg, Yunes & Freitas).
REFLEXÃO:
Que tipo de individuo se forma em famílias em que não tem tempo para o diálogo ou para atividade em conjunto?
O fator mais importante de desenvolvimento do individuo e a família. É muito importante atentar para as relações existentes entre as crianças e os adultos que rodeiam o ambiente familiar. Hoje a família delega a escola o papel de educar, orientar. Papel este que lhe e dado por direito, porem não vivenciados, mostrando o quanto o sistema familiar esta falido. Os filhos muitas vezes influenciam muito mais os pais com suas idéias, crenças e valores.
Atualmente a escola parece estar de costas para comunidade e a família. Há falta de comunicação, de integração só vem a prejudicar o bom desempenho. Os pais estão ocupados com a vida profissional e delegam para escola o poder de formação de atitudes, crenças opiniões, valores, crenças e ideologias. A escola no atual contexto tem sido cada vez mais responsável pela educação de valores fundamentais para a humanidade. Valores tais como: amor, solidariedade, compaixão, respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Vivemos na era em que tudo é possível, a era do individualismo, da violência e da apatia. Estamos vivendo um período de transição e mudança de valores, mas não podemos deixar de analisar que valores estão emergindo dessa nova sociedade pós-moderna: a descartabilidade: A apatia? A desigualdade? A arrogância? Devemos estar atento para atual contexto do desenvolvimento humano, pois, os novos indivíduos de hoje serão os responsáveis pelo futuro da humanidade.
Necessitamos criar e dar oportunidades as crianças e aos jovens de participarem de campanhas de solidariedade. Para Goldberg, Yunes & Freitas alguns dos nossos jovens serão capazes de examinar os acontecimentos locais e globais de forma crítica? Quantos perceberão as relações existentes entre suas vidas e o sistema econômico? Quantos conseguirão conhecer seu poder político individual e coletivo? Quantos terão consciência de si e de suas potencialidade?
PARA REFLETIR:
Poderíamos usar do desenho para desenvolver estas potencialidades nas crianças?
A atividade molar apresenta uma variável bastante complexa. Ela pode invocar objetos, pessoas e acontecimentos. Portanto o desenho pode e deve ser considerado um instrumento de grande valia. Observe os desenhos de uma criança após ter visitado o Zoológico. Eles representam todas as experiências vivenciadas pela criança naquele contexto. Um dos primeiros instrumentos de comunicação da criança e o desenho, pois através dele ela expressa suas idéias, sentimentos, percepções e descobertas.
Através do desenho a criança interage com o meio ambiente, experiência novas realidades e as compartilha com o meio. Portanto atividades de educação ambiental nas escolas são fundamentais para a sensibilização, possibilitando o resgate dos valores humanos. Complementando essa idéia, é essencial destacar a importância atribuída à imaginação para o desenvolvimento do indivíduo (Goldberg, Yunes & Freitas). Frente à importância do desenho para o desenvolvimento da criança, deve-se estimular esta linguagem desde cedo.
A abordagem ecológica vem mostrar a complexidade da interação do indivíduo com o meio ambiente, que vai desde os mais variados espaços mentais e sociais. Devemos nos conscientizar da importância da educação ambiental e do desenvolvimento humano munidos de sensibilidade, percepção dos ambientes onde estamos inseridos. Temos que desenvolver e praticar novas práxis educacionais para fazermos um mundo mais saudável, não nos tornando assim indivíduos alienados, mais sim, amáveis e comprometidos com o desenvolvimento ambiental.
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